terça-feira, 10 de abril de 2012

pascoa no facebook

(no que voce estah pensando?) ... nas duvidas misticas que chegam pelo face, na ironia vulgar, nos ataques infantis ao cristo Jesus.
o povo de israel recebeu algumas orientaçoes quando o senhor preparava sua saida do egito, sua libertaçao... deveriam comer determinada carne e nao comer pao de massa fermentada... nao eh facil ser livre, nao eh facil deixar de ter algo ou alguem em que depositar culpa, mesmo vendo o que aconteceu contra o egito, o caos extremo que se estabeleceu, o povo de israel, entre o exercito egipcio e o mar, temeram, reclaram, fizeram ironias contra moises... eu poderia tentar fazer associaçoes entre os simbolos e cuidados do tempo de moises e o sacrificio de Jesus, mas nao quero correr esse risco, o ego tem muitas faces, nao vejo em mim poder para elucidar coraçoes endurecidos, inteligencias privilegiadas... alem disso, poderia tambem tentar encontrar os paralelos de hoje no que diz respeito aa vontade de nao mudar para aquilo que estah alem da iludida sensaçao de controle... nao quero me preocupar com isso, sentir que tenho essa missao, nao sao as minhas palavras capazes de demover tantos de tantas certezas. no que diz respeito a mim, nao penso em encontrar uma relaçao espiritual que me pareça conveniente, que "bata" com aquilo que penso. hoje experimento outra forma de pensar, nao sei estabelecer uma linearidade com aquilo que me parecia logico, eh outro universo, nao ha isso que levou aaquilo, isso evoluindo naquilo!... e nao acredito que o ser humano deva confiar tanto em si mesmo, nas seguranças que encontra, no guiar-se por si, ha diversos momentos em que o que deve ser feito se distancia totalmente daquilo que gostariamos de fazer. nao estou preocupado em me agradar, em qualificar essa ou aquela tradiçao, carne ou peixe, coelho ou cordeiro, crocante ou trufado, nao me interesso em buscar o que me cabe, o que me serve, antes espero ter serventia... mas sou vitima ainda de falta de humildade, julgo o tipo de chilique que se levanta, aquele que se opoe com tanta economia de inteligencia, usando esse mar de mensagens prontas, essa valentia palida, massificada, esse rosnar com dentes de plastico (ateh bacalhau com aureola eu vi!). o ego cria logicas incriveis, levanta bandeiras ridiculas o mais alto que pode. lah em cima, bem no alto do mastro, nao haverah cordeiro, picanha, bacalhau, chocolate, soh a arrogancia estampada no pano vagabundo de uma vida vazia e muito cheia da segurança de muitas tardes de churrasco, cerveja, sapato novo e azaraçao... a ideia de liberdade estah bem deformada! de qualquer forma, chega o dia em que todos experimentam o sofrimento, a necessidade de se ver livre do "jugo do egito", dos proprios demonios, das proprias certezas, dos proprios egos. a essa altura, tenho convicçao de que a cerveja nao serah mais tao gostosa, a picanha sangrando no prato do brother nao serah tao importante, o azeite certo nao farah diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário