quinta-feira, 10 de julho de 2014

cruzada das crianças/copa da inocencia







lembro do meu pai com seu personagem para discutir futebol, o jeito soberbo e exato para dar os pormenores da "matematica da derrota"... mas especificamente nesta copa/culpa que acabamos de sofrer, encontrar os culpados parece uma meta corporativa, filosoficamente corporativa!.. o culpado eh o tecnico, o culpado eh o colaborador, o funcionario. o carrasco? entra na fila..
o brasil parece nao ter mais como esconder a necessidade de fazer "pelo menos o job"...  o fato eh que a “formaçao”do individuo eh muito ruim e o futebol trabalha para o financeiro dos clubes e para a fifa nao eh de hoje. material humano meio nas fraldas eh despachado para girar uma estrutura filosoficamente independente. eh nitido nao ser uma honra para a fifa estar na naçao brasil, "o penta!", mas eh lucrativo estar no brasil.. para a empresa o brasil eh uma peça apimentada, boa para levantar o moral!... e com um pouco "de logica e perspectivas mais exatas", um oponente facil de neutralizar. tenho certeza de que no brasil se leva um tempo a mais para apetar o botao do "sim", o dedo dança, atrasa!.. dah pra atrasar? dah pra entrar no esquema sem entender o jogo inteiro, sem pensar durante, sem apagar o "apagao" com uma substituiçao (que fosse!)? talvez uma luz com o hernanes, um pouco de sao paulo! o pais tem individuos fracos, manipulaveis, abandonados aas filosofias empresariais, e a copa mais cedo ou mais tarde seria uma briga de "consciencias"!... a sede inocente fica para mostrar o craque - uma "doença" de infancia nas maos da engrenagem que banaliza, industrializa, cria plano de carreira, necessidade, grana - sem dom, sem arte, talvez com algum delirio e disciplina.
sem florao, sem vigor, sem identidade, morbido, vestido de cpi, o brasil vira carrasco e vitima na mesma mecanica social... "atire a primeira pedra!" cabe uma pergunta: a midia vai culpar os "tecnicos" da equipe de nado sincronizado depois de "as meninas" perderem a semi para a republica tcheca? o brasil tentou se apoiar no arrepiante efeito sonoro do hino... (talvez vire funk em 2016!.) mas ainda somos unificados, alguma vez fomos? o brasil eh geografia fisica, a naçao eh duvidosa, sem proposito. que espirito seria despertado, alguma das frases repetidas corresponde a uma verdade contemporanea? “patria amada” eh um conceito vivo?
a esperança de "arte" esteve ainda nas crianças, nas mulheres; a maioria dos homens corre em azeitar a tatica, a mecanica, mas tambem prefere afastar uma analise que fale da saude de um pais, da saude dos individuos, de talento e ilusao, de fantasia e lucro.. eh brutal ver o tormento do jogador numero 4, david luiz, sua inocencia diante dos falsos fatos, traduzindo a impotencia como dor de heroi derrotado. todos temos nossos valores, e eles sao muitos! e muitos sao engano, moda, alguns da propria cabeça, da familia, espirituais. seja como for, as deficiencias emocionais vao sempre proceder deles!. no fim das contas, a inocencia eh boa!. e nao deveriamos mais participar da copa do mundo! 2014 – o ultimo ano - paramos no penta. pelo menos ateh que a industria abandone o futebol e uma seleçao de garotos livres da “sindrome da celebridade” surja das peladas de rua... o tecnico seria o seu tio, o seu pai!.


... a alma eh que sai perdendo nesse jogo de "realidades"!.



p.s.: estou ansioso por carregarem esses times para o xbox. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário