sexta-feira, 30 de maio de 2014

da basileia

james christensen



se a primeira palavra fosse cobiça, seria tambem o primeiro espirito a manipular o espirito do homem. que sentimentos forjam a concordancia sobre uma palavra? que tanta semelhança e identificaçao pode ser garantida para que palavras sejam repetidas, espiritos sejam afirmados? qual o espirito da realidade? a palavra existe para mim e para o outro, mas quanto da verdade de que me convenço tem na verdade daquele? palavras constituem espiritos. em algum momento esses espiritos superam as discrepancias nos sentimentos e garantem a manutençao da palavra com que sao reforçados, geraçoes sao atingidas pelo espirito de uma palavra. e nao ficam restritos a palavras, aquele que era "dieta" passa para o patamar de educaçao, transforma a anatomia, dirige reflexoes, justifica empregos... uma serie de eventos e individuos nascem sob esse espirito, crescem para esse espirito... e a palavra era dieta!.
o espirito pessoal surge intoxicado de palavras e espiritos, ateh a genetica ajuda na transmissao!... quantas palavras para formar um espirito pessoal? que espirito eu teria se atingido por palavras diferentes, intoxicado por espiritos diferentes? qual personalidade esse novo espirito teria conferido a mim? nao vejo razao para justificar meu espirito, de que palavras ele veio?
parece fundamental haver espaço para um espirito com que se conceba existir sob a perspectiva de uma novidade sem palavras, um agente transformador que me exponha aa "infancia da razao", sem os criterios de quem se defende, sem a ponderaçao da mentira..



4 comentários:

  1. vejo a cobiça ao meu redor, todos os dias.. vejo esse desvio ao lado, e rezo para que nao morda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pior eh saber que podemos ser mordidos mesmo que nao haja dentes... que o espirito de Deus esteja sobre a sua vida. obrigado pelo seu tempo, pela atençao..

      Excluir
  2. Essa "infância da razão" não existe antes da fé, e as palavras são sim carregadas de espíritos e força e paixão. Mas é no verbo que tudo se define, que até a mentira se curva.
    Lindo texto Tato. Muito loco! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo e concordo, sem a feh em Jesus nao haveria em mim essa visao.. obrigado por suas palavras e por me oferecer esse tempo..

      Excluir